Benefícios DevOps

Velocidade

O DevOps permite que as equipes de desenvolvedores e operações atinjam melhores resultados com a utilização de, por exemplo, microsserviços e a entrega contínua, onde os próprios integrantes da equipe assumam a responsabilidade sobre os serviços, operando com mais velocidade e trazendo inovações rapidamente para os clientes.

 

Automação de Tarefas e Simplificação de Processos

Com o DevOps, a substituição dos deploys manuais e outras atribuições dos times de TI por rotinas automatizadas aumentam a frequência e o ritmo de lançamentos para que o seu produto seja sempre o mais inovado, alcançando vantagem competitiva no mercado.

 

Integração entre as Áreas e Redução de Custos

Através da integração entre colaboradores e operações, formar equipes que compartilham as mesmas responsabilidades e combinam seus fluxos de trabalho faz parte da cultura do modelo de DevOps, permitindo uma redução dos custos e no tempo de entrega, melhorando a qualidade do trabalho final.

 

Racionalização dos Processos

Com a simplificação e automação, não há como não ocorrer uma revisão dos processos da TI de modo a torná-los mais racionais, eficientes e econômicos. A constância, juntamente com a automação, ajudam você a gerenciar sistemas complexos ou dinâmicos com eficiência e risco reduzido, operando rapidamente enquanto mantém o controle e preserva a conformidade.

 

 

DevOps veio para unir a tradição com a inovação, de forma a contribuir com a evolução tecnológica dos negócios, dando mais agilidade para eles. Cada empresa precisa reconhecer as suas especificidades para estabelecer uma situação favorável à internalização do DevOps, porém alguns trajetos são comuns entre elas:

 

 

Integração dos Serviços

Em seu nível mais simples, o objetivo do DevOps é remover as barreiras entre duas equipes tradicionalmente separadas, desenvolvimento e operações. Elas se esforçam para manter a comunicação frequente, aumentar a eficiência e melhorar a qualidades dos serviços disponibilizados aos clientes, afinal, o importante é oferecer soluções completas, mesmo que com escopo reduzido.

 

Equipes Multidisciplinares

Modificando a hierarquia e trazendo um novo padrão para as empresas, equipes multidisciplinares precisam estar envolvidas, trabalhando para um único objetivo.

 

Padronização de Ambientes

Através de documentos e relatórios oferecidos pelo DevOps para que os desenvolvedores e operadores não se percam e sigam melhores práticas no seu trabalho, é possível padronizar o ambiente de TI e facilitar o acompanhamento de processos.

 

 

Para saber mais sobre o assunto, basta preencher o formulário ao lado e receba agora mesmo o seu e-book completo!